DISCIPLINA: HISTÓRIA
CONTEÚDO: HISTÓRIA DE GUARAPUAVA
OBJETIVOS: APROFUNDAR CONHECIMENTOS SOBRE FIGURAS ILUSTRES QUE FIZERAM PARTE DA HISTÓRIA DE GUARAPUAVA.
CONCLUIR DIGITAÇÃO SOBRE OS 200 ANOS DE GUARAPUAVA
FIGURAS ILUSTRES DE GUARAPUAVA.
DISCIPLINA:HISTÓRIA CONTEÚDO:IMIGRANTES ITALIANOS E FRANCESES OBJETIVOS:CONTRIBUIÇÕES, CULTURA E CULINÁRIA
A cultura italiana no Brasil
Os italianos que vieram viver no Brasil trouxeram na bagagem muitas características culturais que foram incorporadas à cultura brasileira, estando presentes até os dias de hoje.
Dentre as inúmeras contribuições italianas à cultura brasileira podemos citar novas técnicas agrícolas, o uso do “tchau” (ciao) em todo o Brasil, novas palavras (paura, polenta, etc.), o enraizamento do catolicismo, incorporando elementos italianos na religião brasileira, etc.
O brasileiro é conhecido por gostar do tradicional arroz e feijão e, também, por apreciar um prato de massa. Sendo assim, muitas palavras da culinária italiana ingressaram no português de forma definitiva. Dentre elas enumeramos: Lasanha: lazanha/lasanha; Nhoque:enhoque/ nhioque; Espaguete: spaguetti/espaguete/ spaghet; Muçarela: mussarela/musarela/muzzarella; Pizza: piza; Taglierini: talharim/ Ravioli: ravióli; Panetone: panetone.
Segundo Pacheco Júnior, autor de “Gramática Histórica da Língua Portuguesa”, cerca de 300 palavras italianas foram incorporadas ao português falado no Brasil. São exemplos: cantina, caricatura, fiasco, bravata, poltrona, alegro, aquarela, bandolin, camarin, concerto, maestro, piano, serenata, alarme, boletim, carnaval, confete, macarrão, mortadela, salsicha, além, é claro, do “ciao”, tranformado em “tchau“.
No Brasil, a imigração italiana foi tão forte que, segundo os dados oficiais, pode-se afirmar que de 1870, até hoje, a influência italiana no Brasil chegou a ultrapassar a influência portuguesa, tendo sido registrada a entrada de mais pessoas de nacionalidade italiana (34% do total) que de nacionalidade portuguesa (28%), enquanto que todas as outras nacionalidades juntas (espanhóis, japoneses, alemães, sírios/turcos etc) somam os 38% restantes.
COSTUMES
ROUPAS
DANÇA ITALIANA
A CULTURA FRANCESA NO BRASIL
Nós brasileiros incorporamos ao nosso cotidiano diversos traços provenientes da cultura francesa, a começar pelas regras de conduta, ou a famosa “etiqueta”, cuja raiz se encontra há séculos no conjunto de normas da corte em eventos públicos, que retratavam formas de “polidez” no trato social para marcar diferença entre a conduta “civilizada” da nobreza e a conduta das camadas menos abastadas da sociedade na época. Com o passar do tempo, a noção de etiqueta tornou-se popular e provavelmente você já tenha até ouvido sobre a tal.
Hoje em dia, o uso dos talheres, guardanapos e a elegância à mesa em um jantar “chique” é uma ideia à francesa de requinte e comportamento adequado aos padrões de determinados ambientes. E por falar em jantar, na gastronomia, temos diversas influências da França. Quem não conhece o “pão-francês”, ou mesmo o crepe, o petit-gâteau ou a quiche? Vários elementos da culinária francesa foram trazidos e adaptados conforme os nossos ingredientes e necessidades.
O crescimento de padarias no Rio de Janeiro e em São Paulo desde o século XIX trouxe os brioches, as baguettes, os croissants semelhantes às receitas das boulangeries, e outros produtos que surgiam tanto pela criatividade dos nossos padeiros quanto para aproveitar os ingredientes que eles tinham em mãos, originando receitas como o “pão francês”, que só existe no Brasil. Isso para não falar em diversas técnicas culinárias, hábitos à mesa, o requinte na decoração do prato da cozinha artística e etc.
No campo das ideias, a França influenciou muito os brasileiros também. A Inconfidência Mineira, evento histórico no Brasil, foi um movimento inspirado pelo Iluminismo, e a Revolta dos Alfaiates, na Bahia, guarda grandes traços da Revolução Francesa.
CULINÁRIA
ARTE NA FRANÇA(ARCO DO TRIUNFO)
O Arco do Triunfo é um dos símbolos mais famosos de Paris e representa as vitórias do exército francês sob as ordens de Napoleão, que ordenou sua construção.
Disciplina: Matemática e Português
Conteúdo: Simulados com descritores.
Objetivos: treino das habilidades de raciocínio dentro de um tempo estipulado. (20min.)