Disciplina: Ciências
Conteúdo: Seres Autótrofos e Heterótrofos - cadeia alimentar.
Objetivos: Apontar as diferenças entre seres Autótrofos e Heterótrofos.
Avaliar a relação dos seres Autotróficos e heterotróficos na cadeia e teia alimentar.
Demonstrar a diferença de alimentação dos seres por meio de atividade - Auxiliar na montagem de uma cadeia alimentar por meio de modelo didático e construir uma teia alimentar - Traçar a relação dos seres em cadeias e teias alimentares de acordo com o seu tipo de alimentação.
VÍDEO:
VÍDEO CADEIA ALIMENTAR:
Seres Autótrofos e Heterótrofos
Qual a diferença entre seres autótrofos e heterótrofos?
Os seres autótrofos são organismos que podem produzir Seu próprio alimento utilizando luz, por meio do processo de fotossíntese, ou energia química, pela quimiossíntese. Por isso, são conhecidos como seres produtores.
Já os heterotróficos não podem sintetizar seu próprio Alimento, então se alimentam de outros organismos, como plantas e animais. São conhecidos como seres consumidores.
Cadeia alimentar
As cadeias alimentares mostram o fluxo de nutrientes entre os níveis tróficos. Nesse caso, verifica-se um fluxo sempre retilíneo e unidirecional e cada espécie ocupa apenas um nível trófico.
→ Teia alimentar
As teias alimentares podem ser definidas como diversas cadeias alimentares interligadas. Essas interligações mostram que um mesmo organismo pode apresentar hábitos de alimentação variáveis e, portanto, ocupar diferentes níveis tróficos. Em uma teia, o fluxo de energia e nutrientes segue diversos caminhos.
Na teia alimentar, é possível verificar várias cadeias alimentares interligadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário