EDUCAÇÃO INFANTIL 4

segunda-feira, 27 de abril de 2020

5º ANO - ATIVIDADES DE 27/04 A 01/05/2020

5º ANO A e B  - ATIVIDADES DE 27/04 A 01/05/2020

MATEMÁTICA
Conteúdo: retas paralelas, concorrentes e perpendiculares.

Objetivo:  diferenciar  as retas entre elas e as identificar dentro de uma simulação de mapa .

PORTUGUÊS
Conteúdo: Interpretação de uma crônica.

Objetivo: identificar uma crônica através de suas características e função narrativa.


MATEMÁTICA: VÍDEO EXPLICATIVO RETAS:


O que e linhas PARALELAS,CONCORRENTES é PERPENDICULARES POR FAVOR ...


ATIVIDADE 1: 

1- Observe o mapa e responda no seu caderno:



a) A Rua das Pedras é:
(  ) Paralela á Rua dos Lagos.(  ) Concorrente á Rua dos Lagos.(  ) Perpendicular á Rua dos Lagos.b) A Rua dos Animais é paralela á qual rua?c) É possível ver ruas perpendiculares no mapa?


2- Faça o que se pede:a) Desenhe uma reta t e uma reta r de forma que sejam paralelas.b) Desenhe uma reta y e uma reta s de forma que sejam perpendiculares.c) Desenhe uma reta a e uma reta b de forma que sejam concorrentes.


3- Marque V para VERDADEIRO e F para FALSO:(  ) Retas paralelas nunca se cruzam, mantendo a mesma distância entre si.(  ) Retas concorrentes são aquelas que se cruzam formando um ângulo de 90°.(  ) Retas perpendiculares são aquelas que se cruzam de qualquer maneira.(  ) Toda perpendicular é concorrente quando se cruzar formando um ângulo de 90°.

ATIVIDADE 2: 

1 – Lucas saiu para passear com seu pai. Ao longo do caminho, eles se depararam com as seguintes imagens:












 Para qual das imagens acima Lucas apontou quando perguntou ao pai: “isso é um exemplo de linhas paralelas?”
 a) Cruzes
 b) Linhas do asfalto
 c) Cata-vento
 d) Caixas

2 – Qual das figuras abaixo possui pelo menos duas linhas paralelas?
          a)   Triângulo                                 b) Arco
          c) Pentágono                                d) Paralelogramo

 3 – Como são chamadas as retas concorrentes cuja interseção forma um ângulo reto?
 a) Retas perpendiculares
 b) Retas curvilíneas
 c) Retas paralelas


PORTUGUÊS

Crônica

A crônica é um texto que tem como característica principal o relato de acontecimentos do cotidiano. Isso é feito por um autor específico, e a sequência narrativa desse texto apresenta marcas subjetivas, reflexões e sentimentos do autor sobre o que foi observado por ele.
Geralmente, nós a encontramos nos jornais, escritos e transmitidos pela televisão, na Internet e em revistas. É um tipo de texto em que o autor desenvolve suas ideias baseando-se em fatos ocorridos no dia a dia, ou sobre qualquer outro assunto considerado comum em nosso meio, ligados à política, ao mundo artístico, esporte e à sociedade de uma forma geral.
Diferente de outros textos, ela não possui uma forma fixa. Razão pela qual é considerada bastante pessoal, construída de maneira livre.
Isto não significa que a linguagem utilizada não deve ser clara, mas que há a possibilidade de o autor expor suas emoções, opinar e muitas vezes criticar sobre um determinado tema.

Exemplo:

A luta e a lição
Um brasileiro de 38 anos, Vítor Negrete, morreu no Tibete após escalar pela segunda vez o ponto culminante do planeta, o monte Everest. Da primeira, usou o reforço de um cilindro de oxigênio para suportar a altura. Na segunda (e última), dispensou o cilindro, devido ao seu estado geral, que era considerado ótimo.
As façanhas dele me emocionaram, a bem sucedida e a malograda. Aqui do meu canto, temendo e tremendo toda a vez que viajo no bondinho do Pão de Açúcar, fico meditando sobre os motivos que levam alguns heróis a se superarem. Vitor já havia vencido o cume mais alto do mundo. Quis provar mais, fazendo a escalada sem a ajuda do oxigênio suplementar. O que leva um ser humano bem sucedido a vencer desafios assim?
Ora, dirão os entendidos, é assim que caminha a humanidade. Se cada um repetisse meu exemplo, ficando solidamente instalado no chão, sem tentar a aventura, ainda estaríamos nas cavernas, lascando o fogo com pedras, comendo animais crus e puxando nossas mulheres pelos cabelos, como os trogloditas --se é que os trogloditas faziam isso. Somos o que somos hoje devido a heróis que trocam a vida pelo risco. Bem verdade que escalar montanhas, em si, não traz nada de prático ao resto da humanidade que prefere ficar na cômoda planície da segurança.
Mas o que há de louvável (e lamentável) na aventura de Vítor Negrete é a aspiração de ir mais longe, de superar marcas, de ir mais alto, desafiando os riscos. Não sei até que ponto ele foi temerário ao recusar o oxigênio suplementar. Mas seu exemplo --e seu sacrifício- é uma lição de luta, mesmo sendo uma luta perdida.

ATIVIDADE 2: ORDENE A CRÔNICA

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