EDUCAÇÃO INFANTIL 4

domingo, 12 de abril de 2020

SEMANA DE 10 A 17 DE ABRIL DE 2020


ATIVIDADES DE ARTE
PROFESSORA NILCÉIA

ARTE- EDUCAÇÃO INFANTIL  4 A E 4 B

- Assistir no Youtube o vídeo “Professora Helena em: Abre a janelinha – Musicalização
 Infantil”,  (2:40).


- Pedir para a criança desenhar sobre os elementos que apareceram na música e nomeá -los para ela: casa, árvore, passarinhos, ponte e rio.

Objetivos da atividade:
- Explorar diversos movimentos corporais com o intuito de promover as capacidades expressivas.
- Representar através de desenho a música ouvida.



                                        ARTE- 1º ANO A e B

- Assistir no Youtube o vídeo “Professora Helena em: Abre a janelinha – Musicalização Infantil”, (2:40).


- Com auxílio de um adulto, formar a casinha da música através de palitos de fósforo ou de sorvete. Colar na folha e colorir a casa com o material que tiver em casa: lápis de cor, giz de cera ou tinta guache. Desenhar a janelinha e perto da casa a árvore, os passarinhos, a ponte e o rio.
Vejam alguns exemplos:








Objetivos da atividade:

- Explorar diversos movimentos corporais com o intuito de promover as capacidades expressivas.
- Executar habilidades manuais utilizando recursos variados, como palito, cola, giz de cera, lápis de cor, tinta guache.

ARTE – 3º ANO

Jogos  Teatrais

JOGO 1-EXPRESSÃO VOCAL:
Este exercício se faz também em aulas de canto, é ótimo para o ‘desenrolar’ da língua.

Repetir rápida e lentamente, alto e baixo, frases como:

- O tamborineiro tamborilava em seu tamborim.

- O doce falou pro doce que o doce mais doce é o doce da batata doce.

- O vestidinho de bolinha da Lucinha era bonitinho e sem preço.

- Em um pote há uma aranha e uma rã, nem a rã arranha a aranha, nem a aranha arranha a rã.


JOGO 2- ESPELHO
Essa atividade pode ser feita com pessoas da família: pai, mãe, filho (a).
          A criança escolhe uma pessoa, onde um será o espelho e o outro o comando. O espelho deverá repetir os gestos e movimentos do comando como: pentear-se, pular, expressar caretas, abaixar, levantar, imitar animais, etc. simultaneamente. Depois o espelho passará a ser comando e o comando espelho.

JOGO 3- IMAGINAÇÃO

 A atividade pode ser realizada em família, a maioria faz e um membro da família conduz e lê o texto abaixo bem lentamente. Colocar  uma  música  de  natureza
(ver sugestão do vídeo),as pessoas  deitam no chão. A pessoa escolhida para dirigir a atividade vai falar bem baixinho:

Vocês podem fechar os olhos.
           Sentir que estão caminhando num bosque lindo, escutando todos os sons da natureza, os pássaros, o barulho das árvores, da água do rio, respirar fundo e tentar sentir o cheiro de verde da natureza, imaginar-se tirando uma fruta que mais gosta de uma árvore, morder e tentar sentir seu sabor, imaginar-se neste bosque deitado na grama limpa, perceber o que vê além da copa das árvores, além de montanhas lá longe, além do fundo do lago ou rio....

Depois pedir para a criança fazer um desenho rico em detalhes sobre o que viu, sentiu, ouviu.... Todos os membros da família que participaram  também podem fazer a ilustração.
  

      Vídeo do Youtube: Música Relaxante e Sons da Natureza - Acalmar, Relaxar, Dormir (4:19)




Objetivos da atividade:
Participar de jogos teatrais por meio de: mímicas, imitação de pessoas, animais e cenas do cotidiano, atividades orais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário