EDUCAÇÃO INFANTIL 4

domingo, 2 de agosto de 2020

ATIVIDADES 03 A 07/08/2020

4º ANO

DISCIPLINA: PORTUGUÊS
CONTEÚDO: GÊNERO TEXTUAL CARTA
OBJETIVOS: COMPREENDER A EVOLUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL CARTA, ANALISANDO AS SUAS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS DE SUAS ORIGENS A ATUALIDADE, REFLETINDO SOBRE AS DIVERSAS FUNÇÕES SOCIAIS DO GÊNERO.


                               QUANDO SURGIU E COMO ESCREVER UMA CARTA


                                                      HISTÓRIA DE UMA CARTA

carta é escrita para que seja lida por alguém e esse destinatário é absolutamente definido, ou seja, você sabe para quem está escrevendo. As características do destinatário definem também o tipo de linguagem a ser empregado e o pronome de tratamento que abrirá o texto.

Características Gerais das Cartas:

O que os alunos devem saber:

Remetente: aquele que escreve a carta;

Destinatário: aquele para quem a carta foi escrita;

Local e Data: lugar e data em que foi escrita,

Saudação e Vocativo: modo de chamar a pessoa a quem se destina e o nome do destinatário;

Conteúdo: corpo da carta;

Desfecho/despedida: encerramento;

Assinatura: carta pessoal não usa sobrenome;

P.S.: post-scriptum [latim] = “depois de escrito”;

E.t. : em tempo;

C.E.P. : Código de endereçamento postal com oito dígitos (XXXXX-XXX);

LEIA: 

RESPONDA ORALMENTE:
1. Esse gênero textual é:
(  ) um poema
(  ) uma carta
(  ) uma carta do leitor
(  ) um notícia.
2. Para que serve um texto como esse?
3. Quem é o remetente?
4. Quem é o destinatário?
5. De quem Júlia está sentindo saudades?
6. Onde Júlia está passando as férias?
7. O que Júlia está aprendendo na fazenda?
8. Qual foi a despedida de Júlia?
9. Que pedido Júlia fez a Carlos?
10. Quem fará aniversário no fim do mês?

Nenhum comentário:

Postar um comentário