DISCIPLINA: PORTUGUÊS
CONTEÚDO: GÊNERO TEXTUAL CARTA
OBJETIVOS: COMPREENDER A EVOLUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL CARTA, ANALISANDO AS SUAS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS DE SUAS ORIGENS A ATUALIDADE, REFLETINDO SOBRE AS DIVERSAS FUNÇÕES SOCIAIS DO GÊNERO.
QUANDO SURGIU E COMO ESCREVER UMA CARTA
HISTÓRIA DE UMA CARTA
A carta é escrita para que seja lida por alguém e esse destinatário é absolutamente definido, ou seja, você sabe para quem está escrevendo. As características do destinatário definem também o tipo de linguagem a ser empregado e o pronome de tratamento que abrirá o texto.
Características Gerais das Cartas:
O que os alunos devem saber:
Remetente: aquele que escreve a carta;
Destinatário: aquele para quem a carta foi escrita;
Local e Data: lugar e data em que foi escrita,
Saudação e Vocativo: modo de chamar a pessoa a quem se destina e o nome do destinatário;
Conteúdo: corpo da carta;
Desfecho/despedida: encerramento;
Assinatura: carta pessoal não usa sobrenome;
P.S.: post-scriptum [latim] = “depois de escrito”;
E.t. : em tempo;
C.E.P. : Código de endereçamento postal com oito dígitos (XXXXX-XXX);
LEIA:
RESPONDA ORALMENTE:
1. Esse gênero textual é:
( ) um poema
( ) uma carta
( ) uma carta do leitor
( ) um notícia.
( ) um poema
( ) uma carta
( ) uma carta do leitor
( ) um notícia.
2. Para que serve um texto como esse?
3. Quem é o remetente?
4. Quem é o destinatário?
5. De quem Júlia está sentindo saudades?
6. Onde Júlia está passando as férias?
7. O que Júlia está aprendendo na fazenda?
8. Qual foi a despedida de Júlia?
9. Que pedido Júlia fez a Carlos?
10. Quem fará aniversário no fim do mês?
3. Quem é o remetente?
4. Quem é o destinatário?
5. De quem Júlia está sentindo saudades?
6. Onde Júlia está passando as férias?
7. O que Júlia está aprendendo na fazenda?
8. Qual foi a despedida de Júlia?
9. Que pedido Júlia fez a Carlos?
10. Quem fará aniversário no fim do mês?
Nenhum comentário:
Postar um comentário