5º ANO
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Tabuada
Objetivo: Entender o processo de construção da tabuada através de jogos.
Disciplina: Português
Conteúdo: interpretação de texto Informativo.
Objetivo: reconhecer as características desse gênero textual.
ATIVIDADE 2: CORRIDA DA TABUADA
ATIVIDADE 3: DISPARO DA TABUADA
ATIVIDADE 4: MEMÓRIA DA TABUADA
ATIVIDADE 5: COMPLETE A TABUADA
PORTUGUÊS:
ATIVIDADE 2: LEIA O TEXTO
A linguagem do pisca-pisca
Ao voar, o vaga-lume fêmea pisca para avisar o macho que ele pode ser aproximar dela para o acasalamento. O pisca-pisca também serve para espantar os inimigos, pois toda vez que a luz pisca, produz-se uma substância tóxica no corpo do vaga-lume.
Como muitos vaga-lumes têm toxinas em seu corpo, eles são presas pouco saborosas. O sinal luminoso serve para avisar ao predador que aquela comida não é das melhores.
(Adaptado da revista Ciências Hoje das Crianças, 22 – Cleide Costa)
RESPONDA ORALMENTE:
1-Qual é o título do texto? E em sua opinião qual foi a motivação da autora na escolha desse título?
2 - Quantos parágrafos tem o texto?
3) Grife no texto todos os verbos (palavras que indicam ação) e os adjetivos (palavras que demonstram características). Depois responda:
a) Quantos verbos existem no texto?
b) Quantos adjetivos existem no texto?
4) De acordo com o texto responda, para que serve as luzes do pisca-pisca?
5) Escolha outros cinco animais e especifique qual é a forma de comunicação existente:
Nenhum comentário:
Postar um comentário